Simpósio 6 – FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUAS E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES E MULTICULTURAIS
Coordenadoras: Profa. Dra. Diana Milena Heck (UFMS/CPAQ), Profa. Dra. Maria Cristina Maldonado Torres (UFMS/CPTL)
Data de realização: 01 de setembro (segunda-feira)
Horário: das 13:30h (MS)/ 14:30h (DF) às 17:30h (MS) / 18:30h (DF)
Modalidade: à distância
Plataforma: Google Meet
Link para acesso: https://meet.google.com/bba-tdzx-jcp
E-mail para submissão de trabalho: diana.heck@ufms.br / cristina.maldonado@ufms.br
*Um modelo de resumo pode ser acessado clicando a seguir: Modelo de resumo SELLIAQ.
**Comunicadores de simpósio, além de submeterem o trabalho por e-mail, devem fazer a inscrição clicando aqui.
Resumo:
O presente simpósio tem como objetivo promover um espaço de diálogo, aprendizagem e intercâmbio de pesquisas sobre a formação docente e o ensino de línguas e suas respectivas literaturas em contextos multilíngues e multiculturais no Brasil. Compreendendo as línguas maternas, adicionais, de imigração e/ou de fronteira, o evento acolhe contribuições que problematizem as dinâmicas linguísticas e culturais que atravessam a realidade educacional brasileira. Serão especialmente bem-vindos trabalhos que abordem: a) análises de políticas públicas e intervenções governamentais (em âmbitos municipal, estadual e federal) frente à diversidade linguística e cultural de determinadas regiões; b) pesquisas sobre a formação de professores em contextos multilíngues e multiculturais; c) estudos voltados ao ensino de línguas e literatura no sistema educacional público; d) investigações acerca de práticas discursivas e comunitárias em torno das línguas presentes nos territórios; e) discussões fundamentadas em documentos oficiais, legislações e diretrizes do Ministério da Educação e das Secretarias de Educação sobre o ensino de línguas; f) reflexões sobre o contato, a convivência e a interação entre línguas em zonas de fronteira e/ou imigração; g) propostas de ensino de línguas adicionais e de suas literaturas em uma perspectiva crítica, inclusiva e situada. Nesse sentido, o simpósio se constitui como um espaço amplo e plural para receber trabalhos contemporâneos que contribuam para a reflexão sobre o ensino-aprendizagem de línguas, literaturas e a formação docente no contexto brasileiro, à luz das complexidades linguísticas e culturais que caracterizam o país.
Palavras-chave: Multilinguismo e Multiculturalismo; Ensino de línguas e literatura; Formação docente no Brasil
ORDEM DE APRESENTAÇÕES:
Tempo máximo de cada apresentação: 15 minutos | |
Nome do participante | Título do trabalho |
1- Ana Cláudia Zimmer Reisdorfer; Jorgelina Ivana Tallei | PORTUNHOL: A PRESENÇA DO ESPANHOL NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FOZ DO IGUAÇU |
2- Edson Luis Rezende Junior | Influências de um centro de línguas na prática profissional dos licenciandos egressos da área de espanhol |
3- Edmilson José de Sá | O tratamento da variação geográfica e do multiculturalismo na BNCC: compartilhando sugestões para a sala de aula |
4- Elisângela Leal da Silva Amaral; Rafael Antônio Pinto | Língua terena: marcação de posse e sentidos |
5- Luã Armando de Oliveira Silva | A ferida aberta da formação docente de línguas no Brasil: uma análise crítica sob a perspectiva descolonial |