Simpósio 2 – DIALOGISMO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO CURRÍCULO E (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA
DIALOGISMO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO CURRÍCULO E (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA
Coordenadoras: Jane Cristina Beltramini Berto (UFRPE/PPGL-UNICENTRO/CNPq/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA); Viviane Schier Martins Iachak (UNISOCIESC); Marina Gonçalves (UNICENTRO)
Modalidade: à distância
Plataforma: Google Meet
Link para acesso: https://meet.google.com/obs-asvn-ohp
Data: 31 de agosto de 2023
Horário de MS: 15h30hs – 18:30hs
Horário de Brasília: 16:30hs – 19:30hs
Resumo:
O simpósio “Dialogismo e ensino de língua portuguesa: discutindo currículo e (re)pensando as práticas em sala de aula” vincula-se à Linguística Aplicada e ocupa-se dos estudos voltados à prática pedagógica, fundamentados na teoria dialógica desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, Volóchinov e Medviédev ou nas interfaces dela com outras abordagens compatíveis. Nesse escopo, pautando-se na natureza sócio-histórica da linguagem, busca abarcar as contribuições de estudiosos e de pesquisadores que se debruçam sobre o ensino de língua portuguesa, nas práticas de oralidade, de leitura, de escrita/reescrita e de análise linguística/semiótica nos diferentes níveis, espaços e modalidades de ensino. Desse modo, a proposta deste simpósio visa congregar trabalhos de cunho teórico-metodológico, teórico-analítico e encaminhamento prático em sala de aula, que discutam os documentos oficiais, os currículos, os materiais didáticos, as práticas avaliativas, as experiências e as inovações teórico-práticas frente às demandas emergentes no contexto educativo atual, tendo-se em vista, sob o escopo dialógico, a compreensão do discurso, a singularidade do projeto enunciativo e as relações sociais refratadas nos textos. Assim, em conjunto às reflexões oriundas do Grupo de Pesquisa Interação e Ensino (PPGL- UNICENTRO/CNPq), espera-se que o simpósio fomente debates para contribuir à compreensão sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras e à compreensão de enunciados mobilizadores de discursos, valores e de tensões socioideológicas, no âmbito da formação inicial e continuada de professores.
Palavras-chave: Dialogismo; Ensino de Língua Portuguesa; Currículo; Práticas de linguagem
COMUNICAÇÕES:
Tempo de apresentação para cada comunicador: 15min (5min para discussão) | ||
Ordem de apresentação |
Nome(s) do(s) comunicador(es) |
Título da apresentação |
1º | Fabiane Santos Eisele Zilio
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA PARA O TRABALHO COM OS CONCEITOS AXIOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE LEITURA NO PROGRAMA MAIS APRENDIZAGEM |
2º | Marina Gonçalves
Thaiane Mileidi Klems Machado Cristiane Malinoski Pianaro Angelo |
AXIOLOGIAS NA LITERATURA INFANTIL: UMA LEITURA DE O REIZINHO MANDÃO (1978) |
3º | Silvânia Maria da Silva Amorim Cruz | MULTIMODALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO TIRA |
4º | Millena Myrele da Paz Santos
Samya Nicole Menezes de Oliveira |
“O RECIFE QUE EU QUERO: MEU OLHAR ATRAVÉS DA VIDEORREPORTAGEM”: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS |
5º | Wellington Rodrigues Ferreira
Phablo Roberto Marchis Fachin |
A RETEXTUALIZAÇÃO COMO OBJETO DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
6º | Fidel Quessana Mbana | LINGUÍSTICA APLICADA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA GUINEENSE |