Simpósio 2 – DIALOGISMO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO CURRÍCULO E (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

DIALOGISMO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO CURRÍCULO E (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

Coordenadoras: Jane Cristina Beltramini Berto (UFRPE/PPGL-UNICENTRO/CNPq/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA); Viviane Schier Martins Iachak (UNISOCIESC); Marina Gonçalves (UNICENTRO) 

Modalidade: à distância

Plataforma: Google Meet

Link para acesso: https://meet.google.com/obs-asvn-ohp

Data: 31 de agosto de 2023

Horário de MS: 15h30hs – 18:30hs

Horário de Brasília: 16:30hs – 19:30hs

 

Resumo:

O simpósio “Dialogismo e ensino de língua portuguesa: discutindo currículo e (re)pensando as práticas em sala de aula” vincula-se à Linguística Aplicada e ocupa-se dos estudos voltados à prática pedagógica, fundamentados na teoria dialógica desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, Volóchinov e Medviédev ou nas interfaces dela com outras abordagens compatíveis. Nesse escopo, pautando-se na natureza sócio-histórica da linguagem, busca abarcar as contribuições de estudiosos e de pesquisadores que se debruçam sobre o ensino de língua portuguesa, nas práticas de oralidade, de leitura, de escrita/reescrita e de análise linguística/semiótica nos diferentes níveis, espaços e modalidades de ensino. Desse modo, a proposta deste simpósio visa congregar trabalhos de cunho teórico-metodológico, teórico-analítico e encaminhamento prático em sala de aula, que discutam os documentos oficiais, os currículos, os materiais didáticos, as práticas avaliativas, as experiências e as inovações teórico-práticas frente às demandas emergentes no contexto educativo atual, tendo-se em vista, sob o escopo dialógico, a compreensão do discurso, a singularidade do projeto enunciativo e as relações sociais refratadas nos textos. Assim, em conjunto às reflexões oriundas do Grupo de Pesquisa Interação e Ensino (PPGL- UNICENTRO/CNPq), espera-se que o simpósio fomente debates para contribuir à compreensão sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras e à compreensão de enunciados mobilizadores de discursos, valores e de tensões socioideológicas, no âmbito da formação inicial e continuada de professores.

Palavras-chave: Dialogismo; Ensino de Língua Portuguesa; Currículo; Práticas de linguagem

 

COMUNICAÇÕES:

Tempo de apresentação para cada comunicador: 15min (5min para discussão)
Ordem de
apresentação
Nome(s) do(s)
comunicador(es)
Título da
apresentação
Fabiane Santos Eisele Zilio

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo

CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA PARA O TRABALHO COM OS CONCEITOS AXIOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE LEITURA NO PROGRAMA MAIS APRENDIZAGEM
Marina Gonçalves

Thaiane Mileidi Klems Machado

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo

AXIOLOGIAS NA LITERATURA INFANTIL: UMA LEITURA DE O REIZINHO MANDÃO (1978)
Silvânia Maria da Silva Amorim Cruz  MULTIMODALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO TIRA
Millena Myrele da Paz Santos

Samya Nicole Menezes de Oliveira

 “O RECIFE QUE EU QUERO: MEU OLHAR ATRAVÉS DA VIDEORREPORTAGEM”: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS
Wellington Rodrigues Ferreira

Phablo Roberto Marchis Fachin

 A RETEXTUALIZAÇÃO COMO OBJETO DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fidel Quessana Mbana  LINGUÍSTICA APLICADA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA GUINEENSE