Simpósio 8 – SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Coordenadoras: Cristiane Schmidt (UFMS); Daniele Angélica Borges Foletto (UNEMAT); Fabiana da Silva Lira (UNEMAT)

Modalidade: à distância

Plataforma: Google Meet

Link para acesso: https://meet.google.com/txk-omcj-qei

Data: 31 de agosto de 2023

Horário de MS: 15h30hs – 18:30hs

Horário de Brasília: 16:30hs – 19:30hs

 

Resumo:

O simpósio intitulado “Sociolinguística Educacional: reflexões sobre a diversidade linguística em contextos de ensino” pertencente a área de Linguística, tem como objetivo principal aprofundar o entendimento da diversidade linguística no ambiente educacional e sua relevância para a prática pedagógica. Durante o evento, serão compartilhadas experiências e abordagens que enfatizam o ensino de línguas (materna e estrangeira) e a valorização das línguas em contexto de ensino. A Sociolinguística Educacional desempenha um papel fundamental na compreensão das relações entre língua, sociedade e educação. Ela reconhece que a língua é um fenômeno social e culturalmente influenciado, e que as variedades linguísticas presentes nas escolas são expressões das identidades dos estudantes. Nesse sentido, a Sociolinguística Educacional busca promover uma educação linguística inclusiva, que valorize e respeite todas as formas de expressão linguística presentes na comunidade escolar. Diversos autores têm contribuído para o campo da Sociolinguística Educacional. Entre eles, destacam-se Bortoni-Ricardo (2005), Marcos Bagno (2005) Zilles; Faraco (2015) e Cyranka (2016). Essa perspectiva teórica e metodológica se debruça também sobre os desafios enfrentados na prática pedagógica, como o preconceito linguístico. Portanto, o Simpósio visa promover uma reflexão sobre a importância da inclusão linguística, buscando contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e enriquecedor para todos os estudantes. Ao mesmo tempo, busca-se aprofundar conhecimentos sobre as relações entre língua, sociedade e educação, sendo uma oportunidade de reflexão e troca de experiências sobre a importância da diversidade linguística no contexto de ensino.

Palavras-chave: Linguística Educacional; variação linguística; práticas pedagógicas

 

COMUNICAÇÕES:

Tempo de apresentação para cada comunicador: Entre 15 e 20 minutos
Ordem de
apresentação
Nome(s) do(s)
comunicador(es)
Título da
apresentação
DANIELE ANGÉLICA BORGES FOLETTO

CRISTIANE SCHMIDT

IMERSÃO À LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS PARA A AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA POR MEIO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM   PLATAFORMAS DIGITAIS
MARCOS CRUZ BREVÍSSIMO DICIONÁRIO DE TOPÔNIMOS DE CURUÇÁ, PARÁ: LUGAR, PERTENCIMENTO E HISTÓRIAS DE LINGUAGEM
ELAINE PEIXOTO ARAÚJO

CRISTIANE SCHMIDT

O VOCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE CORTESIA VERBAL NO FALAR DE PROFESSORES MARANHENSES: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
VICTOR CARREÃO A “LEGITIMIDADE” POR TRÁS DA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA
LETICIA CORSINO GALBERO

CRISTIANE SCHMIDT

TRAÇOS REGIONAIS NO LÉXICO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: DICIONÁRIOS NORDESTINÊS E CUIABANÊS
ROZELI CONCEIÇÃO DA SILVA

CRISTIANE CARNEIRO CAPRISTANO

ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS VERSUS APLICAÇÃO DENTRO DOS LIVROS DIDÁTICOS
SOELI APARECIDA ROSSI

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A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO: NA LENTE DA SOC
VALDELICE DE OLIVEIRA HOLANDA

JOCINEIDE MACEDO KARIN

ATITUDES LINGUÍSTICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA CAPITAL CUIABÁ/MT
FABIANA DA SILVA LIRA

CRISTIANE SCHMIDT

UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS E  BORDAGENS DE ENSINO EM UMA ESCOLA DO MATO GROSSO