Simpósio 20 – PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SOB PERSPECTIVA LINGUÍSTICO-DISCURSIVA

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SOB PERSPECTIVA LINGUÍSTICO-DISCURSIVA

Coordenadoras: Eveline Coelho Cardoso (UERJ); Glayci Kelli Reis da Silva Xavier (UFF); Nadja Pattresi de Souza e Silva (UFF)

Modalidade: à distância

Plataforma: Google Meet

Link para acesso: https://meet.google.com/nhs-oaio-jky

Data: 01 de setembro de 2023

Horário de MS: 15h30hs – 18:30hs

Horário de Brasília: 16:30hs – 19:30hs

 

Resumo:

Sabe-se que os dados sobre a avaliação da proficiência em leitura e escrita de estudantes brasileiros evidenciam, há anos, uma grande desigualdade em relação aos padrões internacionais e que tal cenário foi bastante agravado pela pandemia de covid-19. Tendo em mente esse quadro, o presente simpósio planeja promover um espaço de reflexão teórico-prática, destacando a centralidade do texto e ratificando a perspectiva de que a interação só se viabiliza no e por meio dele, em situações comunicativas situadas. Em sintonia com documentos oficiais da educação básica (BRASIL 1998; 2018), salienta-se a relevância social e histórica de se desenvolverem práticas de leitura e escrita na escola em diferentes áreas do saber, o que inclui, de modo central e privilegiado, as aulas de língua portuguesa. A ancoragem teórica desta proposta é a análise do discurso, campo que se consolida de maneira interdisciplinar e que explora a linguagem em suas diferentes faces, materializada em diferentes formas: “as do texto literário; as do texto de imprensa; as do texto narrativo; as de desenhos, imagens ou figuras” (MACHADO; COURA; MENDES, 2013). Uma de suas vertentes, a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, problematiza aspectos mais externos ao fenômeno da linguagem, como a lógica das ações e a influência social, e aspectos mais internos, como a construção do sentido e a construção do texto –, articulados numa perspectiva linguística (em sentido amplo) (CHARAUDEAU, 2005). Como o próprio termo “semiolinguística” corrobora, sémio- vem de semiósis, lembrando que o sentido é construído por meio de uma relação forma-sentido, sob a responsabilidade de um sujeito movido por um projeto de influência social; e linguística indica que isso é feito por meio de um material linguageiro. Dessa forma, para fins de análise, são considerados tanto os aspectos discursivo-situacionais quanto os aspectos linguísticos do ato de linguagem. Portanto, orientando-se por tais pressupostos, o presente simpósio tem por objetivo reunir trabalhos que vinculem o estudo da língua ao do discurso com motivação pedagógica e que tenham por base teórica não somente a Semiolinguística, mas também outras teorias afins, que ultrapassem o nível textual e focalizem a investigação de processos de encenação do discurso. Nessa perspectiva, também são bem-vindos estudos sobre a materialidade textual composta por outros sistemas semiológicos além do linguístico. Espera-se, por meio desta atividade, promover um movimento de troca de experiências, de modo a ampliar e ressignificar as possibilidades de trabalho com a leitura e a produção de textos na escola.

Palavras-chave: leitura; escrita; ensino de língua portuguesa; Análise do discurso; Semiolinguística

 

COMUNICAÇÕES:

Tempo de apresentação para cada comunicador: 15-20 minutos
Ordem de
apresentação
Nome(s) do(s)
comunicador(es)
Título da
apresentação
Max Silva da Rocha  O ensino da argumentação através do rádio alagoano: limites e possibilidades
Rafaela Cardoso Corrêa dos Santos  A leitura de textos argumentativos na construção de conhecimento
Ana Maria Prior Vieira  Leitura e interpretação de crônica sob a ótica da Semiolinguística: Ensinando a vida por meio da narrativa
Thatiana Muylaert  Mapeamento das materialidades verbal e visual em memes políticos sob o cartografar do leitor-cartógrafo: uma Análise Cartográfica do discurso
Diones Bezerra de Souza  Os significados interativos da linguagem em charges
Welton Pereira e Silva

Amanda Heiderich Marchon

 O ensino de sintaxe por meio de uma abordagem textual-discursiva: uma discussão sobre os termos acessórios da oração
Eveline Coelho Cardoso

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier

Nadja Pattresi de Souza e Silva

Das vinícolas aos (escra)vinhos: o ensino da atualização sob perspectiva linguístico-discursiva em charges contemporâneas