Simpósio 20 – PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SOB PERSPECTIVA LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SOB PERSPECTIVA LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
Coordenadoras: Eveline Coelho Cardoso (UERJ); Glayci Kelli Reis da Silva Xavier (UFF); Nadja Pattresi de Souza e Silva (UFF)
Modalidade: à distância
Plataforma: Google Meet
Link para acesso: https://meet.google.com/nhs-oaio-jky
Data: 01 de setembro de 2023
Horário de MS: 15h30hs – 18:30hs
Horário de Brasília: 16:30hs – 19:30hs
Resumo:
Sabe-se que os dados sobre a avaliação da proficiência em leitura e escrita de estudantes brasileiros evidenciam, há anos, uma grande desigualdade em relação aos padrões internacionais e que tal cenário foi bastante agravado pela pandemia de covid-19. Tendo em mente esse quadro, o presente simpósio planeja promover um espaço de reflexão teórico-prática, destacando a centralidade do texto e ratificando a perspectiva de que a interação só se viabiliza no e por meio dele, em situações comunicativas situadas. Em sintonia com documentos oficiais da educação básica (BRASIL 1998; 2018), salienta-se a relevância social e histórica de se desenvolverem práticas de leitura e escrita na escola em diferentes áreas do saber, o que inclui, de modo central e privilegiado, as aulas de língua portuguesa. A ancoragem teórica desta proposta é a análise do discurso, campo que se consolida de maneira interdisciplinar e que explora a linguagem em suas diferentes faces, materializada em diferentes formas: “as do texto literário; as do texto de imprensa; as do texto narrativo; as de desenhos, imagens ou figuras” (MACHADO; COURA; MENDES, 2013). Uma de suas vertentes, a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, problematiza aspectos mais externos ao fenômeno da linguagem, como a lógica das ações e a influência social, e aspectos mais internos, como a construção do sentido e a construção do texto –, articulados numa perspectiva linguística (em sentido amplo) (CHARAUDEAU, 2005). Como o próprio termo “semiolinguística” corrobora, sémio- vem de semiósis, lembrando que o sentido é construído por meio de uma relação forma-sentido, sob a responsabilidade de um sujeito movido por um projeto de influência social; e linguística indica que isso é feito por meio de um material linguageiro. Dessa forma, para fins de análise, são considerados tanto os aspectos discursivo-situacionais quanto os aspectos linguísticos do ato de linguagem. Portanto, orientando-se por tais pressupostos, o presente simpósio tem por objetivo reunir trabalhos que vinculem o estudo da língua ao do discurso com motivação pedagógica e que tenham por base teórica não somente a Semiolinguística, mas também outras teorias afins, que ultrapassem o nível textual e focalizem a investigação de processos de encenação do discurso. Nessa perspectiva, também são bem-vindos estudos sobre a materialidade textual composta por outros sistemas semiológicos além do linguístico. Espera-se, por meio desta atividade, promover um movimento de troca de experiências, de modo a ampliar e ressignificar as possibilidades de trabalho com a leitura e a produção de textos na escola.
Palavras-chave: leitura; escrita; ensino de língua portuguesa; Análise do discurso; Semiolinguística
COMUNICAÇÕES:
Tempo de apresentação para cada comunicador: 15-20 minutos | ||
Ordem de apresentação |
Nome(s) do(s) comunicador(es) |
Título da apresentação |
1º | Max Silva da Rocha | O ensino da argumentação através do rádio alagoano: limites e possibilidades |
2º | Rafaela Cardoso Corrêa dos Santos | A leitura de textos argumentativos na construção de conhecimento |
3º | Ana Maria Prior Vieira | Leitura e interpretação de crônica sob a ótica da Semiolinguística: Ensinando a vida por meio da narrativa |
4º | Thatiana Muylaert | Mapeamento das materialidades verbal e visual em memes políticos sob o cartografar do leitor-cartógrafo: uma Análise Cartográfica do discurso |
5º | Diones Bezerra de Souza | Os significados interativos da linguagem em charges |
6º | Welton Pereira e Silva
Amanda Heiderich Marchon |
O ensino de sintaxe por meio de uma abordagem textual-discursiva: uma discussão sobre os termos acessórios da oração |
7º | Eveline Coelho Cardoso
Glayci Kelli Reis da Silva Xavier Nadja Pattresi de Souza e Silva |
Das vinícolas aos (escra)vinhos: o ensino da atualização sob perspectiva linguístico-discursiva em charges contemporâneas |