Simpósio 16 – LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: INTERSECÇÕES E DIÁLOGOS

LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: INTERSECÇÕES E DIÁLOGOS

Coordenadoras: Fernanda Aparecida Ribeiro (UNIFAL); Maria Luiza Alves (UNICAMP); Rosângela Rodrigues Borges (UNIFAL)

Modalidade: à distância

Plataforma: Google Meet

Link para acesso: https://meet.google.com/uar-xopc-zkq

Data: 01 de setembro de 2023

Horário de MS: 15h30hs – 18:30hs

Horário de Brasília: 16:30hs – 19:30hs

 

Resumo:

A leitura e a escrita são processos que permeiam a educação formal e que não se finalizam com a conclusão de um dado nível de escolarização, pois que permanece nas mais diversas instâncias públicas e privadas das quais o sujeito de linguagem participa. Práticas vivenciadas, práticas de ensino, formação docente e análise (ou produção) de material de didático expõem múltiplos discursos, crenças e pontos de vista sobre a linguagem e seus usos na educação básica e no ensino superior. Em decorrência disso, distintos enfoques no tratamento dessas temáticas, em Língua Materna ou Língua Estrangeira, são campos produtivos para a pesquisa acadêmica. O objetivo deste simpósio é promover o diálogo entre pesquisadores em torno dessas temáticas a partir de diferentes perspectivas, mas tomando como ponto de partida teorias do(s) letramento(s), por considerarmos que esse diálogo pode ser bastante produtivo para a formação de professores e alunos e de profissionais e pesquisadores da área de Letras e Educação. Esperamos, com a discussão proposta, contribuir para o debate das possíveis contribuições de diferentes campos teóricos e áreas – Letras e Educação – na formação do leitor e do produtor de textos em práticas sociais de letramentos em escolas de educação básica e/ou em instituições de ensino superior.

Palavras-chave: letramentos; leitura; produção de textos; formação docente; ensino de língua portuguesa, letramentos

 

COMUNICAÇÕES:

Tempo de apresentação para cada comunicador: 20 minutos
Ordem de
apresentação
Nome(s) do(s)
comunicador(es)
Título da
apresentação
Fabrício José da Silva  Relações dialógicas na constituição da escrita de artigos científicos
Maria Eduarda Toluz Medeiros Nogueira  O que não pode faltar em um resumo? A falta de letramento nos discursos reproduzidos por alunos do 6º ano de uma escola estadual de Campo Grande-MS
 Elisangela Dias Saboia

Teviani Rizzi Kölzer (

 Leitura e produção de poemas e crônicas: aprimorando a escrita de estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT Campus Sorriso
 Amanda Nunes de Souza

Maria Emília Almeida da Cruz Tôrres

 Letramento: o uso da leitura e escrita como prática de inclusão social
 Bruna Ferro e Silva Pinto  Leitura, escrita e uso de tecnologias na perspectiva de estudantes de ações afirmativas na/da UFPA
 Suedja Carliane Santos Arandas  Produção de contos de mistério no 6º ano e o trabalho com elementos coesivos sequenciais: o caso da conjunção coordenativa