Simpósio 13 – A PROFISSÃO PROFESSOR EM DIFERENTES MÍDIAS: ENTRE IMAGENS E DISCURSOS
A PROFISSÃO PROFESSOR EM DIFERENTES MÍDIAS: ENTRE IMAGENS E DISCURSOS
Coordenadora: Ana Paula Domingos Baladeli (UNILA)
Modalidade: à distância
Plataforma: Google Meet
Link para acesso: https://meet.google.com/sfk-ivfa-ata
Data: 01 de setembro de 2023
Horário de MS: 15h30hs – 18:30hs
Horário de Brasília: 16:30hs – 19:30hs
Resumo:
A escola e os desafios inerentes à docência, estão constantemente presentes em diferentes mídias, propagando representações das mais variadas matizes sobre o que é ser professor ou professora. Notícias, reportagens, peças publicitárias, filmes comerciais (TRIER, 2001; PADIAL, 2010; DALTON, 2010), documentários, série de TV, são alguns dos espaços de publicação de discursos sobre a profissão professor. O discurso verbal ou verbovisual opera como um poder simbólico legitimado pela influência das mídias (BOURDIEU, 1999; FAICLOUGH, 2016) propaga ideologias e as relações de poder existentes na sociedade de classes. Considerando as identidades profissionais de professores e professoras no continuum formativo (MOITA LOPES, 2003), o teor de publicações veiculadas em diferentes mídias acerca da natureza do trabalho docente impacta na construção de suas profissionalidades, bem como na forma como reconhecem-se ou não na profissão. No campo interdisciplinar da Linguística Aplicada, o presente simpósio reúne estudos de revisão da literatura ou pesquisas aplicadas, que apresentam como foco a análise das imagens e discursos que caracterizam a natureza do trabalho de professores e professoras em diferentes mídias. São acolhidos estudos fundamentados na Pedagogia Crítica, Estudos Críticos do Discurso, Análise do discurso, entre
outros, que discutam como as publicações podem reverberar concepções naturalizadas de docência, ou ainda difundirem versões caricatas de professores e professoras.
Palavras-chave: profissão professor; discursos; mídias; significados
COMUNICAÇÕES:
Tempo de apresentação para cada comunicador: 20 minutos | ||
Ordem de apresentação |
Nome(s) do(s) comunicador(es) |
Título da apresentação |
1º | Eloisa Terezinha Teles Curado,
Viviane Pires Viana Silvestre |
O “sapato apertado” da docência: A (des)construção da imagem do/a professor/a expressa em uma pesquisa em andamento |
2º | Ana Paula Domingos Baladeli | Notas de uma narrativa fílmica sobre a avaliação da aprendizagem |