Simpósio 12 – A INTERCONEXÃO ENTRE LÍNGUA, LITERATURA E TECNOLOGIA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL
A INTERCONEXÃO ENTRE LÍNGUA, LITERATURA E TECNOLOGIA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL
Coordenadores: Aguinaldo Gomes de Souza (UNIVISA); Débora Cavalcantes de Moura Clemente (UNIVISA); José Eduardo Gonçalves dos Santos (UNIVISA)
Modalidade: à distância
Plataforma: Google Meet
Link para acesso: https://meet.google.com/obs-asvn-ohp
Data: 01 de setembro de 2023
Horário de MS: 15h30hs – 18:30hs
Horário de Brasília: 16:30hs – 19:30hs
Resumo:
O avanço das tecnologias tem transformado significativamente a produção, consumo e compartilhamento da literatura, bem como o ensino da língua. Nesse sentido, este simpósio tem como objetivo explorar as interconexões entre língua, literatura e tecnologia, discutindo estratégias pedagógicas que envolvam o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Buscamos promover uma discussão aprofundada sobre as implicações dessas ligações no contexto educacional atual, analisando desafios e oportunidades decorrentes da inserção das tecnologias digitais no ensino de línguas e literatura. O objetivo é examinar o impacto das tecnologias digitais na forma como as pessoas se envolvem na produção, consumo e compartilhamento de literatura, destacando também como as tecnologias contribuem para as práticas linguísticas e com o ensino da língua. Além disso, visamos colocar em evidência estratégias pedagógicas inovadoras para a integração das tecnologias digitais no ensino de língua e literatura, desde o ensino fundamental e médio até o ensino superior, considerando o contexto de sala de aula presencial. Para atingir esses objetivos, utilizaremos uma abordagem de pesquisa quantiqualitativa, baseada em revisão bibliográfica sistemática. A análise crítica dos estudos nos permitirá identificar tendências, lacunas e avanços na relação entre língua, literatura e tecnologia. Os debates fomentados neste simpósio contribuirão para o compartilhamento de experiências e reflexões de pesquisadores, educadores e profissionais atuantes na área. Adotaremos uma abordagem interdisciplinar, combinando Linguística, Literatura e Tecnologia da Informação. Serão aceitas pesquisas referenciais/bibliográficas, exploratórias ou experimentais sobre a relação entre língua, literatura e tecnologia em sala de aula presencial. Como referencial teórico, fundamentaremos nossos estudos nos trabalhos de Bakhtin (2003); Batista et al. (2021); Rojo e Moura (2019); Coscarelli (2016); também no trabalho de Candido (1995) para abordagem do texto literário e Soares (2002) para tecnologias digitais e letramentos, além de ancorarmos em noções de práticas pedagógicas em literatura e conceitualizações acerca das especificidades do literário nos trabalhos de Silva (2005), Perrone-Moisés (2008) e Todorov (2009).
Palavras-chave: língua; literatura; tecnologia
COMUNICAÇÕES:
Tempo de apresentação para cada comunicador: 15 minutos | ||
Ordem de apresentação |
Nome(s) do(s) comunicador(es) |
Título da apresentação |
1º | Yasmin Cristine Santos Renó Faria | A leitura de literatura infantil nos 3º, 4º e 5º anos: uma perspectiva bakhtiniana |
2º | José Eduardo Gonçalves dos Santos | O (ciber)poema por vir: poesia, tecnologia e formação leitora |
3º | Millena Myrele da Paz Santos e Samya Nicole Menezes de Oliveira | “O Recife que eu quero: meu olhar através da videorreportagem”: uma proposta pedagógica através das mídias digitais |
4º | Raquel de Oliveira Fonseca | Das páginas do best-seller aos Grupo de fãs |
5º | Aguinaldo Gomes de Souza | A revista digital em sala de aula: uma abordagem multimodal |