Simpósio 10 – O REGIONALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA
O REGIONALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA
Coordenadoras: Ana Karla Canarinos (UERJ); Maria Isabel Bordini (UFPR)
Modalidade: à distância
Plataforma: Google Meet
Link para acesso: https://meet.google.com/obs-asvn-ohp
Data: 31 de agosto de 2023
Horário de MS: 21:00hs – 23:00hs
Horário de Brasília: 22:00hs – 24:00hs
Resumo:
O Regionalismo na ficção brasileira iniciou-se no século XIX, como um desdobramento do romantismo, para, posteriormente, relacionar-se com as estéticas naturalistas e realistas. Autores do cânone regionalista oitocentista, como José de Alencar, Bernardo Guimarães, Franklin Távora, Manuel de Oliveira Paiva, Domingos Olímpio, Rodolfo Teófilo, Afonso Arinos, Coelho Neto, Simões Lopes Neto, Jugo de Carvalho Ramos, Adolfo Caminha, Inglês de Souza desenvolveram um modelo de pensar os pobres que foi largamente utilizado pelo Romance de 30 e mesmo atualmente, no romance contemporâneo de Itamar Vieira Júnior e de Jefferson Tenório. Sob este aspecto, tanto no romance regionalista do século XIX até o romance regionalista contemporâneo, há uma mistura de estilos e de formas de representar o jagunço, o iletrado, a paisagem, a natureza e a nação. A partir de um movimento de valorização, análise e interpretação do contexto social brasileiro, o realismo e o naturalismo desvestiram o regionalismo romântico do saudosismo, do escapismo e do transbordamento sentimental, cujo resultado se desdobrou em diversos modos de interpretar e conceber o Brasil. As diversas concepções de nação são constituídas tanto pelo ponto de vista dos diferentes regionalismos produzidos pelas diferentes regiões do país – o nordestino, nortista e o sulista –, como também pelas diferentes estéticas – romântica, realista, naturalista e moderna, o que gerou uma série de discussões na crítica literária brasileira: como a de José Veríssimo, Lúcia Miguel Pereira, Sílvio Romero, Afrânio Coutinho e Antonio Candido. Portanto, o objetivo deste simpósio é abordar tantos os romances que compõe o regionalismo brasileiro em suas distintas temporalidades, bem como a forma com que a crítica literária brasileira analisou os aspectos concernentes à violência e à representação dos pobres na ficção no Brasil.
Palavras-chave: Literatura brasileira, regionalismo, romance
COMUNICAÇÕES:
Tempo de apresentação para cada comunicador: 15 minutos | ||
Ordem de apresentação |
Nome(s) do(s) comunicador(es) |
Título da apresentação |
1º | Janaína Buchweitz e Silva | VIOLÊNCIA E REPRESENTAÇÃO DOS POBRES NA FICÇÃO NO BRASIL: UMA LEITURA DO ROMANCE ELES ERAM MUITOS CAVALOS |
2º | Pablo Emmanuel Araújo Dias | Regionalismo e Identidade Cultural na obra Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior |
3º | Ana Resende | “U’a mulher como você nem pode e nem deve rezar!”: a representação do feminino em dois contos de Valdomiro Silveira
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4º | José Roberto de Luna Filho | O regionalismo e a quebra da convenção em Vidas secas, de Graciliano Ramos |
5º | Marta Ferreira de Melo
Iago Gusmão Santiago |
OS MALES SERTANEJOS EM BAHIA HUMORÍSTICA: ESTUDO DO CAUSO AZUL DE METILENO I, DE EULÁLIO MOTTA |
6º | ERICK VINICIUS MATHIAS LEITE | A INOCÊNCIA IDÍLICA: BUCOLISMO E MELANCOLIA NA NO ROMANCE DE VISCONDE DE TAUNAY (1872) E NA OBRA-FÍLMICA DE WALTER LIMA (1983) |