Minicurso/Oficina 1 – DESVENDANDO A DESINFORMAÇÃO: COMO IDENTIFICAR FAKE NEWS

Ministrante: Profa. Dra. Nathalia Lopes da Silva (UFMS/FAALC)

Data de realização: 01 de setembro (segunda-feira)

Horário: das 16h (MS)/ 17h (DF) às 18h (MS) / 19h (DF)

Modalidade: presencial

Sala: em breve

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQM4pdZUmeeucOJk1uIuKhF87t_FzJGNovu1-MdyXpJomJuA/viewform?usp=dialog

 

Resumo:

O minicurso tem como objetivo abordar o fenômeno da desinformação digital, oferecendo ferramentas práticas para reconhecer fake news e desenvolver uma postura crítica diante dos conteúdos consumidos e compartilhados online. Em um mundo hiperconectado, onde a informação circula com velocidade e sem filtros, é essencial compreender como a desinformação se constrói, se espalha e afeta a opinião pública, a democracia e o bem-estar coletivo. O curso começará com uma introdução aos conceitos fundamentais: o que são fake news, desinformação e desordem informacional, diferenciando erros involuntários de manipulações intencionais. Também são discutidos os motivos pelos quais as pessoas compartilham notícias falsas, incluindo fatores emocionais, ideológicos e a busca por validação social. Na segunda parte apresenta-se um conjunto de estratégias simples para identificar conteúdos falsos ou enganosos. São discutidos critérios como a verificação da fonte, a análise do título e da linguagem usada, a checagem de data e contexto, e o uso de plataformas de verificação como Lupa, Aos Fatos, entre outras. Os participantes aprenderão a fazer buscas reversas de imagem, reconhecer manchetes sensacionalistas e perceber padrões comuns em mensagens enganosas. O minicurso se encerra com uma reflexão sobre o papel do cidadão na construção de um ambiente informacional saudável. A responsabilidade individual ao compartilhar conteúdos, o pensamento crítico e o incentivo à checagem de fatos são destacados como atitudes fundamentais na luta contra a desinformação. Mais do que combater fake news, o minicurso visa empoderar os participantes a se tornarem agentes de uma cultura de informação ética, crítica e responsável.

Palavras-chave: Desinformação; Fake News; Informação ética, crítica e responsável