Minicurso/Oficina 9 – O DIÁLOGO ENTRE PALAVRAS E ILUSTRAÇÕES EM LIVROS POTENCIALMENTE VOLTADOS PARA CRIANÇAS E JOVENS
O DIÁLOGO ENTRE PALAVRAS E ILUSTRAÇÕES EM LIVROS POTENCIALMENTE VOLTADOS PARA CRIANÇAS E JOVENS
Ministrante: Felipe Ribeiro Campos (UFF)
Modalidade: à distância
Link de acesso: https://meet.google.com/fpv-ynds-fgh
Data: 31 de agosto de 2023
Horário de MS: 13:00hs – 15:00hs
Horário de Brasília: 14:00hs – 16:00hs
Resumo:
O minicurso, voltado para a área de Literatura, propõe analisar de forma atenta o diálogo que emerge das imagens que afloram das palavras e das ilustrações em livros ilustrados potencialmente voltados para crianças e jovens. As duas parcelas (verbal e visual), mesmo apresentando diferentes estruturas, caminham juntas para melhor contar uma história, pois o que faz o trabalho do ilustrador ser importante é criar outro texto, ampliar o significado das palavras que saíram da mente do escritor, desdobrar acontecimentos, adicionar diversas informações e, por vezes, seguir completamente em outra direção, mas mantendo de alguma maneira conexão com a sua base. Observando como funcionam essas diversas peças dentro do jogo do livro ilustrado, podemos valorizar ainda mais a figura do ilustrador, entender como é o trabalho deste profissional e seu relacionamento com o editor e escritor, propor discussões sobre a importância da parcela visual para o repertório do leitor e mostrar as especificidades da literatura infantil e juvenil. Para que os objetivos deste minicurso sejam alcançados, temos a proposta de ler e comentar fragmentos de textos teóricos sobre técnicas de desenho, diagramação, teoria das cores, o livro como objeto de arte e produto para consumo, ilustração e literatura infantil e juvenil, além de apresentar exemplos de livros ilustrados. Por meio de traços e diversas outras técnicas, os ilustradores transmitem sentimentos e sensações, utilizando sua arte como ferramenta para narrar histórias das personagens e dos lugares em que elas estão. Linguagem universal, o desenho atravessa fronteiras e culturas e aborda, com a ajuda da parcela verbal, os assuntos que os livros se propõem a discutir. A apresentação conta com as pesquisas de Maria Teresa Andruetto, Teresa Colomer, Suzy Lee, Sophie Van der Linden e Rui de Oliveira para o embasamento teórico.
Palavras-chave: ilustração; literatura para crianças e jovens; livro ilustrado; literatura infantojuvenil