Minicurso/Oficina 5 – A PRESENÇA DO FOLHETIM E DO MELODRAMA NAS ADAPTAÇÕES DO ROMANCE “GABRIELA CRAVO E CANELA” PARA TELENOVELAS

Ministrante: Profa. Dra. Gedy Brum Weis Alves (UFMS/CPAQ)

Data de realização: 01 de setembro (segunda-feira)

Horário: das 21h (MS)/ 22h (DF) às 23h (MS) / 24h (DF)

Modalidade: presencial

Sala: em breve

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQM4pdZUmeeucOJk1uIuKhF87t_FzJGNovu1-MdyXpJomJuA/viewform?usp=dialog

 

Resumo:

A produção cultural na pós-modernidade é marcada pela reproposição sistemática de obras anteriores na composição de novas produções (Hutcheon, 2011). Nesse diálogo entre textos, ocorrem relações diversas entre as diferentes artes, dentre elas o literário encontra-se com as mídias audiovisuais. No âmbito dessas produções, a obra do escritor Jorge Amado se destaca, pois tem sido frequentemente adaptada para outras mídias, o que torna relevante entender como os textos derivados (Genette, 2005) contribuem para a atualização da obra do escritor baiano. Diante disso, este minicurso propõe-se a discutir como a presença do popular e do massivo (Martín-Barbeiro, 2006), ou seja, características do melodrama e do folhetim presentes no gênero telenovela, influencia a transposição do romance amadiano Gabriela, cravo e canela (1958) para as adaptações da Rede Globo, Gabriela (1975), de Walter George Durst, e Gabriela (2012), adaptada por Walcyr Carrasco, constituindo-se em elementos diferenciadores na composição dos textos literários para televisão.

Palavras-chave: Adaptações; Literatura; Televisão; Gênero; Gabriela