Minicurso/Oficina 4 – ESTRATÉGIAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTOS CRÍTICOS

Ministrante: Prof. Dr. Mario Marcio Godoy Ribas (UFMS/FAALC)

Data de realização: 02 de setembro (terça-feira)

Horário: das 14h (MS)/ 15h (DF) às 18h (MS) / 19h (DF)

Modalidade: presencial

Sala: em breve

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQM4pdZUmeeucOJk1uIuKhF87t_FzJGNovu1-MdyXpJomJuA/viewform?usp=dialog

 

Resumo:

Este minicurso apresenta, na prática, o uso de várias ferramentas de inteligência artificial generativa para a preparação de atividades, planos de aulas e projetos. Serão apresentadas várias plataformas, sites e apps voltados para a educação em geral e especialmente para o ensino de línguas, sempre de modo a conectá-los aos multiletramentos e letramentos críticos. Ao considerar os multiletramentos, é possível integrar uma gama de modalidades agora possíveis de serem produzidas por inteligência artificial, como imagens, sons e vídeos, às atividades docentes. Apesar da facilidade de criação de conteúdos pela IA, a produção de elementos críticos por essas ferramentas ainda não é adequada, já que se restringe a questões opinativas ou as respostas apresentadas ainda buscam a problemática ideia de neutralidade. O minicurso também enseja o desenvolvimento sobre as questões éticas em relação ao uso das IAs tanto por professores como também por acadêmicos. O minicurso está aberto para alunos dos dois últimos anos dos cursos de Letras e para professores de línguas da educação básica, os quais estão convidados a apresentar estudos de caso e/ou suas estratégias docentes com IAs.

Palavras-chave: Inteligência artificial; Educação linguística; Multiletramentos; Letramentos Críticos.