Minicurso/Oficina 12 – A SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA ATIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM ATIVA
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA ATIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM ATIVA
Ministrante: Marcela Aparecida Toledo Milagres Duarte (FADIP)
Modalidade: à distância
Link de acesso: https://meet.google.com/obs-asvn-ohp
Data: 01 de setembro de 2023
Horário de MS: 13:00hs – 15:00hs
Horário de Brasília: 14:00hs – 16:00hs
Resumo:
No campo dos estudos da Linguística Aplicada, percebe-se a Sala de Aula Invertida (SAI) como uma metodologia ativa com grande potencial para promover o aprendizado e a autonomia dos alunos, já que, em seu cerne, existe a necessidade de que eles entrem previamente em contato com o conteúdo definido pelo professor para que o tempo das aulas seja voltado à participação ativa, à retirada de dúvidas e à realização de atividades de naturezas variadas, tais como debates, exercícios práticos, resolução de problemas, entre outras, sempre com a mediação do professor. O objetivo do minicurso é apresentar formas práticas de implementação da SAI – desde a educação básica até a pós-graduação – por meio da sua associação a recursos pedagógicos diversos que sejam capazes de engajar os alunos para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais ativo e significativo, tanto para alunos quanto para professores. Sua realização se dará a partir da exposição teórica e de recursos variados que proporcionem de modo prático e visual a implementação da SAI nos diversos segmentos de ensino. No cenário educacional em que estamos inseridos, é premente a necessidade de dominar metodologias ativas e a busca por métodos que possam tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem e que o professor compreenda e incorpore sua posição de mediador do conhecimento, direcionando os discentes na busca por conteúdos de qualidade, na construção do conhecimento através da reflexão e prática, associando tecnologias – sejam elas digitais ou não – às suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Sala de Aula Invertida; metodologias ativas; autonomia; protagonismo