Minicurso/Oficina 13 – CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LINGUAGENS

CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LINGUAGENS

Ministrante: Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS)

Modalidade: à distância

Link de acesso: https://meet.google.com/sfk-ivfa-ata

Data: 01 de setembro de 2023

Horário de MS: 13:00hs – 15:00hs

Horário de Brasília: 14:00hs – 16:00hs

 

Resumo:

O presente minicurso apresenta algumas trilhas teóricas da Linguística da Enunciação – LE para o estudo do texto e do discurso em aulas de Língua Portuguesa LP e suas linguagens. Para este objetivo far-se-á um recorte teórico dos estudos de Benveniste (2006) e seus herdeiros Flores (2019), Azevedo (2012) com vistas ao estudo enunciativo e outras contribuições linguísticas, direcionadas às ações pedagógicas para aulas de LP e linguagens voltadas aos adolescentes e jovens da rede pública do Novo Ensino Médio – NEM. Por considerar que a Linguística da Enunciação, também, aprofunda às questões de leitura e produção criativa em torno do tema da subjetividade das mulheres indígenas, a subjetividade e os processos enunciativos. A LE soma-se aos direcionamentos dos documentos
propostos pela BNCC (2018) e aos documentos oficiais da SED/MS, a respeito das habilidades e competências em LP e suas Linguagens. As contribuições estão em ampliar discussões enunciativas e os efeitos de sentido a partir da temática da subjetiva indígena de mulheres na política e na sociedade. Diante da realidade dos processos de aprendizagem, pós pandemia Covid 19, retorno e recomposição dos processos de aprendizagem. Desse modo, a presente proposta vem somar esforços em prol dos usos da língua em diferentes contextos da educação pública e dos processos de resistência e de respeito às diversidades linguísticas e culturais dos povos ameríndios. Discute a importância enunciativa da voz que se instaura e emerge em discursos de afirmação em prol da reafirmação dos sujeitos excluídos.

Palavras-chave:  Linguística da Enunciação; subjetividade; práticas de leitura e produção criativa