Minicurso/Oficina 6 – APRENDER ESPANHOL ATRAVÉS DO CONTO LATINO-AMERICANO CONTEMPORÂNEO: UM APRENDIZADO ESTIMULANTE
Ministrante: Profa. Dra. Facunda Concepción Mongelos Silva (UFMS/CPAQ)
Data de realização: 02 de setembro (terça-feira)
Horário: das 16h (MS)/ 17h (DF) às 18h (MS) / 19h (DF)
Modalidade: presencial
Sala: em breve
Resumo:
Neste minicurso abordaremos conto latino-americano contemporâneo, intitulado “La casa tomada”, de Julio Córtazar. O minicurso tem como objetivo apresentar a narrativa curta para os alunos do Curso de Letras e demais acadêmicos do Câmpus como também para os interessados da comunidade de Aquidauana, de Anastácio e os ciscunsvizinhos. Desta maneira, os participantes do minicurso terão acesso ao gênero conto, na língua espanhola. Assim, utilizar os contos para estimular e desenvolver nos discentes a prática de leitura como também para que estes, compartilhem os seus conhecimentos acerca da língua alvo. Para isso, faremos uma roda de leitura, para conhecimento da obra e aquisição de vocabulários. Após a leitura, juntamente com os participantes, faremos uma análise acerca dos personagens, temas abordado no conto, tipo de narrador, lugar e espaço da narrativa. Na sequência, discorremos acerca dos vocabulários presentes no texto como os vocabulários desconhecidos, para assim, aprimorar a língua em estudo no Curso de Letras Português-Espanhol. O interesse em oferecer o minicurso para os acadêmicos do Curso de Letras, é para colaborar na formação acadêmica dos mesmos, pois, este minicurso poderá contribuir para a elaboração dos planos de aula. Desta maneira, ao levar os contos curtos na língua espanhola, para a sala de aula da educação básica, esses contos poderão ajudar o aprendizado da língua em estudo. Desta maneira, esperamos contribuir com os discentes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas aulas durante o Estágio Obrigatório, fase Regência. Na qual, esses irão para a sala de aula, para ministrarem aulas com conteúdo na língua espanhola, para os alunos da educação básica, nas escolas públicas nos municípios de Aquidauana e de Anastácio como também nos circunvizinhos de Aquidauana.
Palavras-chave: Conto latino-americano contemporâneo; La casa Tomada; Narrativa curta; Aquisição de vocabulários; Língua Espanhola