Minicurso/Oficina 3 – PROJETO DE LEITURA: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO PIBID – LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO ESCOLAR
PROJETO DE LEITURA: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO PIBID – LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO ESCOLAR
Ministrantes: Maria do Carmo Cristaldo (PIBID); Rosa Aparecida Seizer Silva (PIBID); Cristiane Schmidt (UFMS/PIBID)
Modalidade: presencial
Sala: B 15 – Bloco B – Unidade 2 da UFMS/CPAQ
Data: 31 de agosto de 2023
Horário de MS: 13:00hs – 15:00hs
Horário de Brasília: 14:00hs – 16:00hs
Resumo:
A oficina intitulada “Projeto de Leitura: Experiências de Práticas de Leitura e Escrita no PIBID – Língua Portuguesa no Contexto Escolar” pertencente ao Subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID/UFMS 2022-2024), tem como objetivo principal apresentar ações por parte dos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – acadêmicos de Letras; Professoras Supervisoras e Coordenação voltadas às práticas linguageiras com alunos da educação básica, especificamente, estudantes das duas escolas participantes do programa situadas na cidade de Aquidauana-MS. Para tanto, a oficina oferecerá subsídios de modo a intensificar a intervenção pedagógica junto aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio mediante o proposta “Fluência e Compreensão em Leitura: ler, compreender e decodificar textos e poemas”, que está em andamento e se constitui numa estratégia de ação para enfrentamento dos desafios na rotina escolar da escola pública, causada pela pandemia, que deixou uma lacuna na aprendizagem, tendo como base a teoria cognitiva. A necessidade dessas ações e atividades justificam-se pela falta do hábito de leitura dos alunos, dos mais variados tipos de textos e visam contribuir com o desenvolvimento cognitivo e com o processo do conhecimento da leitura na sala de aula. Busca-se aprofundar conhecimentos tais como a temática, linguagem, estilística, semântica e percepção de mundo às relações ensino da língua portuguesa em diferentes espaços educacionais
Palavras-chave: PIBID; Ensino, Língua Portuguesa; Práticas, leitura e escrita