Minicurso/Oficina 3 – GAMIFICAÇÃO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE JOGOS

Ministrantes: Ronaldo Clovis dos Santos (SED – Supervisor PIBID ), Anamaria Mendes Cabral, Beatriz Medeira Nimbu, Emanuel Vinicius Bcker Carvalho, Ester Joice Amorim Teodoro, Giovanna Fernandes, Lucas de Souza Leandro, Melissa Amorim dos Santos, Naira Lopes Leandro, Rafaella Souza Ribas (pibidianos Letras – UFMS/CPAQ)

Data de realização: 02 de setembro (terça-feira)

Horário: das 13h (MS)/ 14h (DF) às 15h (MS) / 16h (DF)

Modalidade: presencial

Sala: em breve

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQM4pdZUmeeucOJk1uIuKhF87t_FzJGNovu1-MdyXpJomJuA/viewform?usp=dialog

 

Resumo:

O processo de ensino e aprendizagem é dotado de constantes desafios, desde os planejamentos à efetivação do conteúdo em sala de aula. É um trabalho que requer do professor reconstruções diárias, com a finalidade de ofertar conhecimento de maneira prazerosa e eficiente aos discentes. Aprender outro idioma requer que cada estudante consiga vislumbrar outras possibilidades de se comunicar, mas também de se dedicar à aquisição de uma segunda língua, ou seja, o aluno necessita embarcar em uma jornada pela busca do novo, e o professor, nesse sentido, é o responsável por conduzir e mediar esse conhecimento. Vislumbrando novos processos de planejar conteúdos, ensinar e aprender língua inglesa, a equipe do PIBID (Língua Inglesa) vem desenvolvendo, junto às turmas de ensino fundamental II e médio, da Escola Estadual Cândido Mariano, atividades de gamificação, valendo-se das temáticas definidas pelos organizadores curriculares. Essas atividades representam ferramentas de consolidação do conhecimento de maneira interativa e descontraída com o objetivo de proporcionar aos alunos oportunidades de contato com a língua inglesa de uma forma menos técnica e estrutural, o que pode tornar, inclusive, a aprendizagem mais efetiva e prazerosa. Pretende-se, com a proposição da oficina, apresentar aos visitantes alternativas lúdicas e descontraídas de ensino de língua inglesa através da gamificação, passíveis de aplicação em sala de aula.

Palavras-chave: PIBID; Gamificação; Aprendizagem; Língua Inglesa