Simpósio 8 – SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Coordenadoras: Cristiane Schmidt (UFMS); Daniele Angélica Borges Foletto (UNEMAT); Fabiana da Silva Lira (UNEMAT)
Modalidade: à distância
Plataforma: Google Meet
Link para acesso: https://meet.google.com/txk-omcj-qei
Data: 31 de agosto de 2023
Horário de MS: 15h30hs – 18:30hs
Horário de Brasília: 16:30hs – 19:30hs
Resumo:
O simpósio intitulado “Sociolinguística Educacional: reflexões sobre a diversidade linguística em contextos de ensino” pertencente a área de Linguística, tem como objetivo principal aprofundar o entendimento da diversidade linguística no ambiente educacional e sua relevância para a prática pedagógica. Durante o evento, serão compartilhadas experiências e abordagens que enfatizam o ensino de línguas (materna e estrangeira) e a valorização das línguas em contexto de ensino. A Sociolinguística Educacional desempenha um papel fundamental na compreensão das relações entre língua, sociedade e educação. Ela reconhece que a língua é um fenômeno social e culturalmente influenciado, e que as variedades linguísticas presentes nas escolas são expressões das identidades dos estudantes. Nesse sentido, a Sociolinguística Educacional busca promover uma educação linguística inclusiva, que valorize e respeite todas as formas de expressão linguística presentes na comunidade escolar. Diversos autores têm contribuído para o campo da Sociolinguística Educacional. Entre eles, destacam-se Bortoni-Ricardo (2005), Marcos Bagno (2005) Zilles; Faraco (2015) e Cyranka (2016). Essa perspectiva teórica e metodológica se debruça também sobre os desafios enfrentados na prática pedagógica, como o preconceito linguístico. Portanto, o Simpósio visa promover uma reflexão sobre a importância da inclusão linguística, buscando contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e enriquecedor para todos os estudantes. Ao mesmo tempo, busca-se aprofundar conhecimentos sobre as relações entre língua, sociedade e educação, sendo uma oportunidade de reflexão e troca de experiências sobre a importância da diversidade linguística no contexto de ensino.
Palavras-chave: Linguística Educacional; variação linguística; práticas pedagógicas
COMUNICAÇÕES:
Tempo de apresentação para cada comunicador: Entre 15 e 20 minutos | ||
Ordem de apresentação |
Nome(s) do(s) comunicador(es) |
Título da apresentação |
1º | DANIELE ANGÉLICA BORGES FOLETTO
CRISTIANE SCHMIDT |
IMERSÃO À LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS PARA A AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA POR MEIO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS |
2º | MARCOS CRUZ | BREVÍSSIMO DICIONÁRIO DE TOPÔNIMOS DE CURUÇÁ, PARÁ: LUGAR, PERTENCIMENTO E HISTÓRIAS DE LINGUAGEM |
3º | ELAINE PEIXOTO ARAÚJO
CRISTIANE SCHMIDT |
O VOCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE CORTESIA VERBAL NO FALAR DE PROFESSORES MARANHENSES: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA |
4º | VICTOR CARREÃO | A “LEGITIMIDADE” POR TRÁS DA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA |
5º | LETICIA CORSINO GALBERO
CRISTIANE SCHMIDT |
TRAÇOS REGIONAIS NO LÉXICO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: DICIONÁRIOS NORDESTINÊS E CUIABANÊS |
6º | ROZELI CONCEIÇÃO DA SILVA
CRISTIANE CARNEIRO CAPRISTANO |
ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS VERSUS APLICAÇÃO DENTRO DOS LIVROS DIDÁTICOS |
7º | SOELI APARECIDA ROSSI
JOCINEIDE MACEDO KARIM |
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO: NA LENTE DA SOC |
8º | VALDELICE DE OLIVEIRA HOLANDA
JOCINEIDE MACEDO KARIN |
ATITUDES LINGUÍSTICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA CAPITAL CUIABÁ/MT |
9º | FABIANA DA SILVA LIRA
CRISTIANE SCHMIDT |
UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS E BORDAGENS DE ENSINO EM UMA ESCOLA DO MATO GROSSO |